Quem se interessa por plantas e por histórias curiosas vai gostar do livro 50 Plantas que Mudaram o Rumo da História de Bill Laws (Sextante, 224 págs.).
Além de apresentar cada planta com seu nome científico, características específicas e contexto histórico, a publicação compõe um panorama fascinante sobre como as espécies vegetais transformaram a a humanidade ao longo do tempo.
É notório, por exemplo, que o açúcar extraído da cana foi a principal causa do terrível tráfico de escravos africanos. Mas você sabia que o sistema bancário surgiu por causa da pimenta-do-reino, considerada o tempero mais valioso do mundo? E que a samambaia –uma das plantas mais antigas do planeta, com cerca de 350 milhões de anos– deu origem ao carvão, uma das principais fontes de energia, usada desde a Revolução Industrial?
Muito usada na saboaria artesanal e nos cosméticos naturais, a alfazema, ou lavanda, é considerada uma planta calmante, que induz ao relaxamento. No entanto, certas espécies mediterrâneas possuem tantos óleos voláteis que entram em combustão espontânea com o calor do verão, provocando incêndios. Isso, na verdade, faz parte do seu processo de reprodução: as plantas só florescem depois de passarem pela queima. Os cultivadores, então, têm que simular incêndios nas plantações.
Outra curiosidade é que há cerca de 28 espécies de alfazema e cada uma produz quantidades e qualidades diferentes de óleo. Viva a diferença!